Buscar notícia:
Principal   Seções   Campeonatos   CBJD   Colunas   Clubes   Vídeos   Institucional   Programação   Cadastre-se   Contato
 
 
COLUNA: BALEIA
Baleia


07/07/2006 - Sexta-Feira
GP DOS EUA
 
E mais uma vez o GP americano foi uma prova a parte dos demais. Se no ano passado tivemos uma prova com seis carros para desespero dos organizadores, ainda considerado o maior fiasco da historia da F1, este ano o diferencial foi o desempenho dos vermelhos. Até parece que Renault e Ferrari haviam trocado de cor. E desde a temporada de 2004 não víamos uma Ferrari tão superior e veloz. Para falar a verdade nem a Renault conseguiu um desempenho tão superior aos concorrentes em 2006, quanto a Ferrari neste GP.

A corrida começou com um Strayke logo na primeira curva. Culminando com uma capotagem cinematográfica da BMW de Nick Haidfeld, que nada sofreu. E ai ficaram as gloriosas Mc Larem. Por lá ficaram seis carros, e mais o Buton que ainda chegou ao box.

E o nosso Massinha fez uma largada excepcional, pois largou na frente do Alemão, apesar de estar no lado sujo da pista e ainda liderou até a primeira parada. Onde as cartas foram colocadas em seus devidos lugares. Massa entrou em primeiro e saiu em segundo. Sem novidades! Pois a troca foi arranjada nos Pt’s. Os italianos estão mais prudentes em relação ao jogo de equipe.

Diferente da Renault que o fez ainda na corrida. Mas no caso dos franceses o desempenho do Fisico era muito superior. E novamente a equipe errou na sua tática, pois a troca de posições deveria ter sido feita logo no inicio. E sem querer, por conseqüência ajudou a Ferrari. Pois quando o Físico assumiu o terceiro lugar já estava com de mais sete segundos de atraso em relação ao Alemão.

Se a Ferrari estava demais e a Renault de menos, a Toyota do Trully, que largou dos boxes. Também foi demais, pois fez um quarto posto ao final do GP. Apesar de contar com o strayke da primeira curva. Parece que alguns pilotos se dão melhor em alguns circuitos que em outros. É o caso do Trully em relação a esta pista. Pois ano passado foi o pole. E não correu devido estar calçado com os famosos Michelin de 2005.

Outros dois que se adaptam bem ao traçado americano, são Rubinho e Villeneuve. Que sempre estão bem nesta pista. Basta ver o resultado da classificação em relação aos seus companheiros de equipe.

A Red Bull com David Coulthand e Vitantonio Liuzzi fecharam a turma que marcam pontos. O Liuzzi conseguiu o primeiro ponto para a Touro Rosso em 2006. Ele foi muito inferior ao colega de equipe na classificação, coisa que não aconteceu nos outros GP’s. mais escapou do strayke da primeira curva e ganhou a disputa por posição em relação ao Rosberg.

Resumindo: A Ferrari foi demais nos EUA. Mais será que esse desempenho vai ser o mesmo no GP da França. Pela lógica a resposta é não. A pista é bem diferente e assim como nos EUA onde o retrospecto da Ferrari é ótimo, o da Renault também é ótimo na França. Maranello promete que vai continuar a mandar. E a Renault afirma que em solo Europeu tudo voltará ao normal.

E a dona Mc Larem é a grande incógnita. Pois ela vinha crescendo nas etapas anteriores. E apesar de não se classificar bem nos EUA, e perder os dois carros na primeira curva, devem ser bem mais competitiva nas próximas etapas. E o alemão promete lutar até o fim pelo titulo. E isso depende muito mais do carro do que dele. Sua alegria no podium, deixa um ar de suspense. Até seu comportamento com o Massa foi demasiado, muito mais alegre que o normal. Muito alegrinho. Deixando transparecer que os vermelhos têm bala na agulha. Parece!

A grande surpresa da pré-temporada a Honda está perdida, pois tem um carro que se classificar bem e não vai bem na corrida. E ainda despediu o responsável pela aerodinâmica. A Toyota começou muito mal a temporada e parece que vai terminar melhor. Na verdade os japas estão fadados a terminar como quarta e quinta forças no final do mundial, apesar da montanha de dólares investidos. Isso se a asa flexível da BMW realmente for banida. No caso da Toyota.

Na Moto-Gp, o grande Valentino Rossi, apesar de uma mão e um pé quebrados, largou na décima segunda posição e terminou em segundo. Isso sem falar no Show, que ele e Marco Melandri, que também corre com problemas físicos, deram nas ultimas voltas do Gp da Inglaterra. Foi demais. E o melhor foi ver o reconhecimento do publico em relação ao Valentino. Até parecia que ele é que tinha vencido a prova. O povo gritava seu nome com muito entusiasmo e com direito a uma senhora invasão de pista. Parabéns a ele. Uma ótima semana a todos!

 
 
   
 

Colunas
 
 
Coluna do TICHA
 
TOQUE DE PRIMEIRA
Veja todas as colunas deste colunista.
 
 
Coluna do TICHA
 
TOQUE DE PRIMEIRA
Veja todas as colunas deste colunista.
 
 
Coluna do BALEIA
 
Dakar – Terceira fase
Veja todas as colunas deste colunista.