Buscar notícia:
Principal   Seções   Campeonatos   CBJD   Colunas   Clubes   Vídeos   Institucional   Programação   Cadastre-se   Contato
 
 
COLUNA: BALEIA
Baleia


26/08/2008 - Terça-Feira
RESSUSCITANDO
 
O GP de Valencia, que também foi chamado de GP da Europa, e que deve mudar de nome ja em 2009, foi uma corrida de consagração do nosso Felipe Massa. Como havíamos antecipado na coluna passada essa etapa era crucial para ele. Pois se o finlandês se desse bem, certamente Massa teria que ocupar o cargo para qual foi contratado na equipe, o de segundo piloto. Só que desta feita Massa fez sua parte como tem feito sempre depois das duas corridas inicias do campeonato. Um piloto que da tudo de si, e consegui sair das cinzas para o paraíso. Fez a pole, também a melhor volta e o mais importante, foi o vitorioso. Mostrou mais uma vez que não tem adversário quando tem um carro de ponta, e este não quebra ou a equipe não comete algum erro bobo. No jargão automobilístico esse tipo de atuação é chamado de: Barba cabelo e bigode.

Massa esta de novo na briga e também de parabéns. Pois não teve adversários ha. sua altura, nesta etapa. Assim como foi na Hungria, ate ser traído pelo propulsor. Mais que foi uma corridinha chata de ver foi. Sem disputas sem graça no quesito esportivo. Mostrou um bom e diferente cenário. Mais quantas vezes tivemos que aturar o alemão ganhado sem ser o melhor do dia, com as estratégias maravilhosas de Ross Braw, ou um carro bem acima dos demais. Agora pergunte aos ingleses, finlandês, poloneses e todo o resto mundo, se esta etapa teve alguma graça. Só para nos brazucas foi bom. Não tem lógica implantar mais uma pista onde ultrapassar é uma missão quase impossível. Isso não é esporte.

Qual é o porquê desse tipo de corrida? Onde a disputa fica no segundo plano. Justamente quando o regulamento ano que vem tenta, mais uma vez criar oportunidades de ultrapassagens e boas disputas, Só pode ser para encher os bolsos do Verme Ecclestone. Que conseguiu implantar uma corrida de rua na F1, numa cidade que já possui um autódromo permanente. Mais vai ter certa dificuldade com os organizadores alemães que detém o nome de GP da Europa na justiça. E saída do Verme e dos espanhóis será chamar esse GP de GP do Mediterrâneo.

Essa etapa do mundial foi cercada de expectativas. Primeiro a Bridgestone, apontou uma grande preocupação com as emendas da ponte pelo desnível que apresentava, e que não demonstrou não ter perigo algum. E a grande maioria dos estrategistas das equipes, achava que o safety-car, poderiam influenciar no resultado. E estranhamente não tivemos a presença do carro de segurança nesta etapa. As grandes equipes tinham o mapa da mina, mais um mapa analógico, algo que fora do mundo digital do qual vivemos hoje. Analógico ou não, as pequenas tinham apenas um mapa desenhado a mão.

Só que por falar em mão, no primeiro treino de sexta-feira, apareceram àqueles pilotos que pegaram a mão do traçado. Mesmos montados em carros ruins ou sem treino, mostraram que um bom piloto em pista estranha, da qual a telemetria ainda não conseguiu estragar o feeling de um bom piloto. E nesse quesito o destaque maior foi do alemãozinho Vetel. Pois desde sexta-feira ele mostrou essa habilidade. Trulli também demonstrou toda sua experiência ao não conseguir treinar por problemas mecânicos e quando foi à pista conseguiu bons tempos. Button de Honda na sexta feira parecia estar montado noutro carro e não no Honda que virou abóbora na qualificação, quando ainda não era meia noite.

Felipe Massa, agora vive um momento único de sua carreira. Aparentemente tem a imprensa Italiana ao seu lado, pelo que li da grande mídia esportiva deles. Também foi elogiado pela equipe no boletim oficial da equipe para a imprensa, o que é politicamente normal. Mas como no ano passado, tem que enfrentar a opinião do grande capo da Ferrari, Dom Motezemollo, que usou Dominiqueli como porta voz e declarar ou: que a Ferrari tem total confiança no trabalho de Räikkönen. "Ele é um campeão, nós somos uma equipe e claro que daremos apoio a todos, principalmente, a Kimi em quem acreditamos 100%". "Nos momentos difíceis, a equipe deve permanecer junta. Não temos dúvidas sobre a performance de Räikkönen. Estou otimista de que voltará à briga até o fim no Brasil", E é assim que o Massa tem de viver dentro da equipe de MARANELLO. Sorte a nossa é de grandes ídolos e gente do ramo tem se postado ao lado de nosso piloto como fez Nick Lauda após a corrida.



Uma ótima semana a todos!

 
 
   
 

Colunas
 
 
Coluna do TICHA
 
TOQUE DE PRIMEIRA
Veja todas as colunas deste colunista.
 
 
Coluna do TICHA
 
TOQUE DE PRIMEIRA
Veja todas as colunas deste colunista.
 
 
Coluna do BALEIA
 
Dakar – Terceira fase
Veja todas as colunas deste colunista.