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COLUNA: BALEIA
Baleia


07/10/2010 - Quinta-Feira
Coluna do Baleia
 
BALEIA

IRÔNICO

O GP do Japão seria a o palco perfeito para Honda dona do complexo de velocidade (Kartodromo, circuito misto e um oval ) para mostrar aos compatriotas uma vitoria da equipe japonesa. Já que seu piloto principal vinha se firmando com único concorrente ao titulo da rival japonesa a Yamaha com Lorenzo.

Mas por ironia do destino o que presenciamos foi a vitoria de uma marca européia e a única a rivalizar com as gigantes japoneses nos últimos anos e com sucesso. Para quem não se lembra ou sabe, as fabricas Japonesas dominam o mundial há anos. E esse domínio já foi em quase todas as categorias. Mas na principal onde depois da criação da moto GP, categoria que adotou motos de quatro tempos e de 990 cilindradas os custos dispararam.

Para ser, mais claro depois da criação da Moto GP os japoneses se concentraram unicamente nessa categoria. E as 125 e 250 ficaram sem motos oficiais das marcas japonesas. E assim os artesões da Aprilia começaram a mostrar suas obras primas. E na seqüência vieram as Gilera, Derbi e KTM.

Apenas para citar como exemplo da eficiência e do tamanho do investimento japonês nas categorias inferiores, A equipe Honda fez em 2005 a ultima Honda 250 de ponta para seu piloto fabricado o Daniel Pedrosa. A Yamaha já havia abandonado essas categorias logo no ano de estréia da Moto GP.

Porem essa moto da Honda das 250 de 2005 foi eficiente ate a temporada de 2008 com um piloto japonês no comando. Em circuitos onde prevalecia a ciclística, ou seja, a maneabilidade a idade do projeto não se mostrava e faltava apenas motor em retas e saída de curva o que era recompensado pela perfeita ciclística do projeto mesmo defasado por anos. Mas no final da temporada prevaleceu a potência da Gilera e da boa performance do Urso do Cabelo Duro.

Voltando ao presente a única marca que européia que conseguiu desbancar os japoneses nas ultimas décadas na categoria principal foi a Italiana Ducati em 2007 e que coincidentemente foi à vencedora em Motegi em 2010.

O chato de tudo é que o mesmo sendo campeã a Ducati não convenceu e no paddock muito se fala que o campeonato de 2007 foi mais em cima dos compostos japoneses da Bridgestone. Que em alguns circuitos eram infinitamente melhores que os compostos da Michelin. Marca que dominava os mundiais anteriores e que calçava a maioria das equipes de ponta. E logo foi criado um movimento para que todas as equipes usassem um pneu mono marca. E essa marca única foi a dos japoneses.

A Honda correndo em casa tinha uma moto de ponta para Dani Pedrosa e o mesmo não deu muita sorte correndo na casa da equipe. Pois sofreu uma queda ainda na sexta feira e fraturou a clavícula e abandonou a competição. E A porta ficou aberta para o vencedor da ultima etapa o australiano Casey Stoner com a Ducati que vai ser a moto do Valentino Rossi na temporada de 2011.

Uma equipe italiana e um piloto Italiano, campeões. Este é o sonho de todo Italiano. E novamente por ironia o sonho de Rossi aconteceu justamente como seu maior rival do inicio da moto GP. Seu compatriota Max Biaggi foi o campeão da Super Bike com uma Aprilia há duas semanas. E assim o arquiinimigo italiano conseguiu ganhar uma pra cima do The Doctor.

Mas de bobo o ídolo Rossi não tem nada e carregou consigo todo estafe que o assistia na Yamaha e que na maioria era a mesma turma que o acompanhava desde a Honda. São os melhores do mundo e se conseguiram fazer da Yamaha uma equipe vencedora, não resta duvida que farão da Ducati uma equipe de ponta. Pelo menos a Ducati já venceu em 2010, coisa que a Yamaha
não via acontecer a muito tempo antes de Valentino e sua trupe entrarem para a equipe em 2004.

Como o assunto é o The Douctor, nessa temporada ele venceu apenas a corrida de estréia e depois de seu grave acidente ficou quatro etapas fora do campeonato. Nesse acidente ele teve uma fratura feia na perna direita. Mas hoje ele reclama mesmo é do ombro direito fratura que o acompanha desde o inicio do ano. Fofocas a parte o grande momento do GP de Motegi foi a disputa entre Rossi e seu companheiro de equipe, Lorenzo.

A verdade é que a mídia e o povão só têm olhos para Rossi e nesta etapa onde não se exige muito do piloto e sim de um bom acerto da moto Rossi chegou até disputar a pole. Situação que não acontecia desde sua volta do acidente; e conseguiu uma boa posição de largada. Mas como sempre largou mal. Mas deu um show numa disputa com Lorenzo pelo ultimo posto do podium. Saiu ombrada e cotovelada prá tudo lado.

E com a fratura de Pedroza o campeonato que já era do Lorenzo agora não tem como perder. Na moto 2 Elias também é o virtual campeão.

Felicidades a todos!
 
 
   
 

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