Buscar notícia:
Principal   Seções   Campeonatos   CBJD   Colunas   Clubes   Vídeos   Institucional   Programação   Cadastre-se   Contato
 
 
SEÇÃO: Outros Esportes
Tubarão ataca surfista na Bahia
04/06/2007 - 14:44 hs
waves - surf
 
Os surfistas de Salvador estão cada vez mais assustados com as constantes aparições de tubarões na capital e também no litoral norte baiano.



No último domingo, o susto foi ainda maior. Dezoito pessoas desfrutavam de ondas perfeitas de 1 metro num secret localizado na praia do Forte, quando um tubarão com cerca de 2,5 metros tentou atacar o surfista e médico anestesista Afrânio.


Para a sorte de Afrânio, que remava de volta ao outside, o animal acertou a prancha e não causou nenhum estrago no surfista.


A cena foi presenciada por todos que estavam na água, como o fotógrafo e free surfer Eduardo Moody, o atleta profissional Lalo Giudice e os free surfers Marcelo Primata, Leo Tzanas e Rocão, entre outros.

"Tomei um grande susto. Senti uma forte pancada e capotei junto com a prancha. Ainda vi o bicho passando por mim depois que ele acertou a prancha. Graças a Deus ele não me atacou, foi um alívio muito grande", conta um aliviado Afrânio.

O free surfer Adrian Vilas Bôas, que estava muito próximo a Afrânio, relata o desespero da galera.

"Entramos todos em pânico e foi uma gritaria, um bate-perna, braço, coração
saindo pela boca, dezenas de surfistas se embolando, remando na mesma onda e
torcendo pra chegar inteiro à areia, sem ter tomado nenhuma dentada do animal", diz Adrian.



Não é a primeira vez que acontece o indesejável encontro entre surfistas e tubarões nas praias de Salvador.

"Desde outubro do ano passado que sempre vejo alguns na praia de Aleluia. Outro dia pensei que fosse gente mergulhando, mas quando vi melhor, tomei o maior susto", diz Guiga Matos, legend do surf baiano e correspondente do Wavescheck.



Quem também entrou em pânico ao avistar um tubarão enquanto surfava foi Lula, free surfer de Villas do Atlântico.



"Estava pegando onda em Ipitanga com meu amigo Eduardo e vimos um tubarão muito grande, devia ter uns 2 a 3 metros de comprimento. Foi uma cena muito sinistra", recorda Lula.

O único registro de ataque a surfista na Bahia havia acontecido em fevereiro de 2005, na praia de Luzimares, litoral norte de Ilhéus.

Antônio de Carvalho Miguel Pereira, então com 12 anos, foi atacado por um tubarão de aproximadamente 3 metros e levou mais de 300 pontos na perna direita.
 
Fonte: www.terra.com.br
 
 

Colunas
 
 
Coluna do TICHA
 
TOQUE DE PRIMEIRA
Veja todas as colunas deste colunista.
 
 
Coluna do TICHA
 
TOQUE DE PRIMEIRA
Veja todas as colunas deste colunista.
 
 
Coluna do BALEIA
 
Dakar – Terceira fase
Veja todas as colunas deste colunista.