Buscar notícia:
Principal   Seções   Campeonatos   CBJD   Colunas   Clubes   Vídeos   Institucional   Programação   Cadastre-se   Contato
 
 
SEÇÃO: Outros Esportes
Garantido em Pequim, Brasil é bicampeão de vôlei masculino
03/12/2007 - 08:41 hs
Copa do Mundo de Vôlei Masculino
 
Após garantir na penúltima rodada a classificação antecipada para os Jogos Olímpicos de Pequim 2008, a Seleção Brasileira masculina de vôlei conquistou o bicampeonato da Copa do Mundo, neste domingo, em Tóquio (Japão).[foto]

Na competição disputada por pontos corridos, o Brasil venceu no último jogo a seleção japonesa por 3 sets a 1, com parciais de 23/25, 25/21, 25/19 e 25/18. Segundo a Confederação Brasileira de Voleibol (CBV), é o 21º título do time em 26 competições sob o comando de Bernardinho, que assumiu o cargo de treinador em 2001.

Os japoneses iniciaram a partida determinados a surpreender e deram trabalho para os brasileiros. No primeiro set, conseguiram o inesperado feito e derrotaram o Brasil. No entanto, não passou de um susto inicial.

A Seleção voltou a apresentar toda a sua qualidade e venceu os sets seguintes, sempre com o Japão na cola, que apesar de ter vencido apenas três partidas na competição, fechou a participação agradando sua torcida.

Além do bicampeonato, a Seleção Brasileira, ao lado de Rússia e Bulgária, se classificou para os Jogos Olímpicos de Pequim, em 2008, quando tentará conquistar a terceira medalha de ouro olímpica de sua história.

O Jogo
Com belos ataques brasileiros e boas defesas japonesas, o primeiro set começou de forma muito disputada. As duas equipes se mantinham próximas no placar, mas a liderança permanecia nas mãos do Japão. Empurrados pela animada torcida e com fortíssimos saques, os anfitriões venceram de forma espetacular por 25/23.

O técnico Bernardinho, que nunca havia perdido para a equipe japonesa, queria que o Brasil entrasse apertando o jogo desde o início do segundo set e abrisse vantagem no placar. O Brasil conseguiu assumir a dianteira, mas o Japão seguia próximo. Os bons saques de Koshikawa dificultavam a recepção brasileira e obrigavam o líbero Escadinha a realizar belas defesas. A Seleção manteve a pequena vantagem até o fim do set e venceu por 25/21.

A derrota no segundo set diminuiu um pouco a empolgação da equipe japonesa. O Brasil se aproveitou do fato e começou o terceiro set saindo na frente do placar. No entanto, o Japão conseguiu encostar e, assim como os anteriores, o set seguia com muito equilíbrio. Sem maiores problemas, a Seleção se impôs no final e fechou em 25/19.

O Japão começou o quarto set de forma avassaladora, rapidamente abriu uma vantagem de seis pontos no placar e levantou a barulhenta torcida. No entanto, um erro no rodízio japonês fez com que o placar do Japão fosse zerado, como diz a regra do esporte. De 7/2, o placar passou a marcar 2/0 para o Brasil, que se aproveitou da situação e chegou a abrir 7/1. Os japoneses acusaram o golpe sofrido pela perda dos pontos e permitiram que o Brasil ampliasse a vantagem e seguisse tranquilamente para a conquista do bicampeonato, fechando por 25/18.

Veja o histórico da Copa do Mundo:

1965 - URSS (ouro) Polônia (prata) Tchecoslováquia (bronze)
1969 - Alemanha (ouro) Japão (prata) URSS (bronze)
1977 - URSS (ouro) Japão (prata) Cuba (bronze)
1981 - URSS (ouro) Cuba (prata) Brasil (bronze)
1985 - EUA (ouro) URSS (prata) Tchecoslováquia (bronze)
1989 - Cuba (ouro) Itália (prata) URSS (bronze)
1991 - URSS (ouro) Cuba (prata) EUA (bronze)
1995 - Itália (ouro) Holanda (prata) Brasil (bronze)
1999 - Rússia (ouro) Cuba (prata) Itália (bronze)
2003 - Brasil (ouro) Itália (prata) Sérvia e Montenegro (bronze)
2007 - Brasil (ouro) Rússia (prata) Bulgária (bronze)




 
Fonte: www.terra.com.br
 
 

Colunas
 
 
Coluna do TICHA
 
TOQUE DE PRIMEIRA
Veja todas as colunas deste colunista.
 
 
Coluna do TICHA
 
TOQUE DE PRIMEIRA
Veja todas as colunas deste colunista.
 
 
Coluna do BALEIA
 
Dakar – Terceira fase
Veja todas as colunas deste colunista.