Buscar notícia:
Principal   Seções   Campeonatos   CBJD   Colunas   Clubes   Vídeos   Institucional   Programação   Cadastre-se   Contato
 
 
SEÇÃO: Outros Esportes
Doping de Rebeca Gusmão é confirmado pela Odepa
18/12/2007 - 08:22 hs
 
A nadadora brasileira Rebeca Gusmão (foto) e o halterofilista Fabrício Mafra tiveram confirmados seus casos de doping nos Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro, em julho, segundo anunciou a Organização Esportiva Pan-americana (Odepa).

Em um comunicado divulgado nesta segunda-feira, na Cidade do México, a Odepa confirmou o doping dos dois brasileiros, assim como o do ciclista colombiano Libardo Niño e o do jogador de beisebol Pedro Wilder Rayo Rojas, da Nicarágua.

Gusmão deu positivo por uso de testosterona exógena e, como conseqüência, perdeu suas medalhas de ouro conquistadas nas categorias de 50m e 100m livre; a de prata, no revezamento 4x100m livre; e a de bronze, adquirida no revezamento 4x100m medley.

Mafra, por sua vez, perdeu o bronze conquistado na categoria 105kg, também pelo uso de testosterona exógena. A Odepa também informou que os Jogos contaram com a participação de 5.623 atletas, dos quais 1.274 foram submetidos a exames antidoping, 234 na forma de testes surpresa.

"Como resultado deste rigoroso processo, quatro atletas foram pegos em resultados adversos, o que constitui uma grave violação do regulamento dos Jogos Pan-Americanos e do Código Mundial Antidoping", diz a nota.

Segundo a Odepa, este foi o Pan-Americano "mais limpo da história
 
 
 

Colunas
 
 
Coluna do TICHA
 
TOQUE DE PRIMEIRA
Veja todas as colunas deste colunista.
 
 
Coluna do TICHA
 
TOQUE DE PRIMEIRA
Veja todas as colunas deste colunista.
 
 
Coluna do BALEIA
 
Dakar – Terceira fase
Veja todas as colunas deste colunista.