Buscar notícia:
Principal   Seções   Campeonatos   CBJD   Colunas   Clubes   Vídeos   Institucional   Programação   Cadastre-se   Contato
 
 
SEÇÃO: Futebol no Mundo
Timão e Tricolor colam no Fla entre jovens
18/10/2007 - 07:48 hs
Briga acirrada na torcida jovem
 
As torcidas de São Paulo e Corinthians estão crescendo em maior velocidade que a do Flamengo. A conclusão é tirada da análise das pesquisas feitas sobre a preferência dos brasileiros no futebol desde 1993. Outra tendência é que os clubes paulistas cada vez têm mais torcedores que os cariocas.

Os números são do Datafolha, que fez quase dez pesquisas sobre o assunto desde 1993 e divulgou a última em agosto. Nesta, o Flamengo liderava no geral com 17% dos torcedores, contra 12% do Corinthians e 8% do São Paulo. Na faixa dos 16 a 24 anos, a mudança é grande. E, para o diretor do instituto, Mauro Paulino, é possível falar em uma tendência de crescimento dos dois clubes de São Paulo.

O São Paulo tinha 8% na faixa dos 16 aos 24 anos em 1993 e agora tem 12%. O Corinthians tinha 12% e agora tem 16%. São os dois times que têm mais chances de crescer no futuro. No mesmo período, o Flamengo caiu de 22% para 20%, dentro da margem de erro. - diz ele.

Mauro Paulino cita dois fatores principais para a mudança: a maior cobertura dos clubes paulistas pela mídia nacional e a boa fase de São Paulo e Corinthians desde 1993. De lá para cá, o Flamengo teve como único título nacional uma Copa do Brasil, no ano passado. No mesmo período, o Corinthians teve três Brasileiros e o Mundial da Fifa de 2000 e o São Paulo conquistou um Mundial, uma Libertadores e está prestes a conquistar seu segundo Brasileirão. Ele explica que o Tricolor atravessa o seu segundo
período de crescimento.

- Na década de 90, quando o time ganhou os dois títulos mundiais, houve um acréscimo de torcida. Agora, teve o novo título e ainda tem o Rogério Ceni, que tem identificação com a torcida - explica.

Mauro explica que as pesquisas do Datafolha são feitas apenas com pessoas acima de 16 anos, universo que tem mais de 135 milhões de pessoas no Brasil. Existem quase 50 milhões de brasileiros com menos de 16, que não aparecem na pesquisa e são usados como argumento pelos são-paulinos, que acham que têm uma torcida maior.

- Respeito todas as pesquisas, mas lamento que elas não abranjam crianças de sete a 12 anos. Temos mais torcedores do que Flamengo e Corinthians nessas faixas etárias. Se as crianças forem contadas, o São Paulo está próximo de alcançar o Corinthians - disse o diretor de marketing tricolor Julio César Casares em entrevista ao GLOBOESPORTE.COM.
Paulistas abrem vantagem sobre os Cariocas
Outro dado importante na análise das pesquisas é que os clubes paulistas têm cada vez mais torcedores que os cariocas. Em 1993, a soma de Flamengo, Vasco, Botafogo e Fluminense alcançava 23% contra 25% de Corinthians, São Paulo, Palmeiras e Santos. Agora, os paulistas têm 31% contra 25% dos cariocas.

Para Mauro Paulino, a tendência é explicada pela maior cobertura da mídia nos times paulistas e pela boa fase das equipes de São Paulo. De 1993 para cá, elas ganharam oito títulos brasileiros contra apenas três dos clubes do outro lado da Dutra.

A polêmica sobre o tamanho das torcidas do Brasil ganhou força na última terça-feira, com a divulgação da pesquisa do CNT/Sensus, que apontou o Flamengo como a maior torcida do país.



 
 
 

Colunas
 
 
Coluna do TICHA
 
TOQUE DE PRIMEIRA
Veja todas as colunas deste colunista.
 
 
Coluna do TICHA
 
TOQUE DE PRIMEIRA
Veja todas as colunas deste colunista.
 
 
Coluna do BALEIA
 
Dakar – Terceira fase
Veja todas as colunas deste colunista.