Buscar notícia:
Principal   Seções   Campeonatos   CBJD   Colunas   Clubes   Vídeos   Institucional   Programação   Cadastre-se   Contato
 
 
SEÇÃO: Camp. Estaduais
Boavista surpreende, elimina Flu e vai à final da Taça Guanabara
20/02/2011 - 13:02 hs
 

Curiosamente, o time chegava pela primeira vez a uma semifinal de turno do Campeonato Carioca. Agora, decide o título da primeira taça da competição no próximo domingo, contra o vencedor do duelo entre Flamengo e Botafogo. Os rivais se enfrentam neste domingo, às 16h (de Brasília), também no Estádio do Engenhão.

Mesmo com pouca torcida presente ao local, o Fluminense começou a partida pressionando, principalmente nas jogadas com Rafael Moura pelo lado esquerdo do ataque - tanto que o primeiro gol do jogo só saiu em uma falta sofrida pelo camisa 10, na entrada da área, aos 7min. Na cobrança, Marquinho bateu com categoria e acertou o travessão; a bola pingou dentro do gol, mas o próprio Rafael Moura se encarregou de cabecear para dentro e evitar reclamações.

Mas a festa do atual campeão brasileiro durou pouco tempo, exatos quatro minutos. Aos 11min, quem teve falta marcada na entrada da área foi o Boavista, cometida pelo volante Edinho. E na cobrança ensaiada, Tony recebeu de Paulo Rodrigues na intermediária e aproveitou a confusão na área para acertar um forte chute, que entrou no ângulo direito do goleiro Ricardo Berna.

Com uma partida equilibrada, a equipe de Saquarema apostava em lançamentos longos, enquanto o Fluminense tentava colocar a bola no chão. Mas com um ritmo mais lento, e igualmente tentando na bola aérea, o time de Muricy Ramalho só teve outra boa chance aos 29min, em falta pela direita - desta vez, Marquinho arriscou o chute da entrada da área e mandou por cima. Na resposta, aos 31min, André Luis, que completava 25 anos no dia, escapou pela direita e saiu da marcação de Leandro Euzébio, mas bateu para fora e perdeu a chance da virada do Boavista.

Aos 32min, outra falta para o Flu na intermediária e um lance polêmico: Tony apareceu antes da barreira, no meio do caminho, e desviou o tiro de Fred com o pé. Os tricolores em campo reclamaram, mas o lance só parou porque o goleiro Thiago caiu em dividida com Rafael Moura e precisou de atendimento. Porém, a redenção veio aos 37min: após bola cruzada por Darío Conca pela esquerda, o mesmo Rafael Moura escorou para trás pela direita e evitou que a bola saísse. Fred, sozinho na pequena área, apenas empurrou de cabeça e marcou seu nono gol na Taça Guanabara, isolando-se na artilharia da competição.

No fim do primeiro tempo, a equipe alviverde ainda teve nova chance em pancada de Gustavo que Ricardo Berna defendeu em dois tempos. No começo da etapa final, porém, o Boavista quase empatou de novo, e em outro chute de longe. Desta vez, o tiro do ex-vascaíno Edu Pina da intermediária aos 6min passou rente ao ângulo direito de Ricardo Berna, que se esticou. Aos 7min, Leandro recebeu na entrada da área e bateu para fora, desperdiçando outra oportunidade.

Aí, de tanto pressionar, os comandados de Alfredo Sampaio finalmente chegaram ao empate: aos 10min, o aniversariante André Luís recebeu o cruzamento rasteiro pela esquerda e escorou, em meio à defesa tricolor. Porém, a partir daí, o que se viu foi o Fluminense tentando evitar o desespero e tomar conta da partida, principalmente com tentativas de longe e mais cruzamentos. Conseguiu, mas sem balançar as redes.

Mesmo assim, o Flu resumiu suas melhores chances na segunda etapa ao chute de Souza aos 19min, que Thiago "defendeu" de queixo, e à tentativa de Conca aos 22min, que o goleiro do Boavista também mandou para fora. Ricardo Berna evitou a virada aos 34min, em chute de Leandro Chaves, mas Thiago também manteve a igualdade na defesa verde, em tentativa de Rafael Moura aos 43min da etapa final.

Sem decidir no tempo normal, os dois times foram para os pênaltis, nos quais o Boavista levou a melhor. O time de Saquarema converteu com Paulo Rodrigues, Tony, Frontini e Edu Pina, enquanto o Fluminense fez somente com Rafael Moura e Souza - Conca perdeu o primeiro, e Rodriguinho perdeu o quarto, ambos defendidos por Thiago. Festa do goleiro e da torcida alviverde, em minoria, que agora aguardam Flamengo ou Botafogo para tentar continuar fazendo história.

Ficha Técnica

Fluminense 2 (2) x 2 (4) Boavista

Gols
Fluminense:
Marquinho, aos 7min, e Fred, aos 37min do primeiro tempo
Boavista: Tony, aos 11min do primeiro tempo, e André Luís, aos 10min do segundo tempo

Fluminense: Ricardo Berna; Diguinho, Gum, Leandro Euzébio e Carlinhos; Edinho, Diguinho, Marquinho (Rodriguinho) e Conca; Fred (Souza) e Rafael Moura
Treinador: Muricy Ramalho

Boavista: Thiago; Bruno Costa (Erick Flores), Gustavo, Santiago e Paulo Rodrigues; Júlio César, Edu Pina, Leandro Chaves (Fábio Fidélis) e Tony; Frontini e André Luis (Max)
Treinador: Alfredo Sampaio

Cartões amarelos
Fluminense:
Carlinhos, Rodriguinho e Souza
Boavista: Gustavo, Santiago, Júlio César e André Luis

Árbitro
Wagner do Nascimento Magalhães (RJ)

Local
Estádio Olímpico João Havelange, no Rio de Janeiro (RJ)
 

Foto: Agência Lance 

 
 
 

Colunas
 
 
Coluna do TICHA
 
TOQUE DE PRIMEIRA
Veja todas as colunas deste colunista.
 
 
Coluna do TICHA
 
TOQUE DE PRIMEIRA
Veja todas as colunas deste colunista.
 
 
Coluna do BALEIA
 
Dakar – Terceira fase
Veja todas as colunas deste colunista.